quarta-feira, 2 de setembro de 2020

MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL EVOLUTIVO

MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL EVOLUTIVO

 

    O sistema Avalie Fácil, também possibilita a elaboração de avaliação através do Método Evolutivo, que como podemos ver no texto abaixo, será utilizado o Método Comparativo Direto para encontrar o valor do terreno, após isso feito deverá ser aplicado o valor da benfeitorias sobre este terreno, um dos meios mais utilizados para chegar ao valor das benfeitorias é através do valor do CUB de seu estado, geralmente disponibilizado no site da SINDUSCON, mais preste atenção na Tabela, pois para o CUB existem vários tipos de construção e  padrões e para cada um deles existirá um valor.

    Feito o cálculo do terreno no sistema, ao gerar o PTAM no Word você deverá incluir as informações do valor da construção do CUB x M² e somar ao valor do terreno, faça os ajustes que achar necessário no Word e você terá sua avaliação através do método Evolutivo, só não se esqueça no World de mudar o nome do Método Utilizado

"Segundo tal método, inicialmente, faz-se a pesquisa de terrenos semelhantes ao que será avaliado e procede-se à obtenção da média, calculando-se, por fim, o preço do terreno ou da gleba, multiplicando a média obtida pela área do terreno a avaliar. Esse trecho da avaliação seria, em essência, o Método Comparativo.

Para a casa, multiplica-se o valor do metro quadrado de construção pela área total construída. O valor do imóvel é a soma da casa mais o terreno.

Poderá haver outras benfeitorias no terreno, calculadas e agregadas ao valor total. No caso de áreas rurais, poderão ser somados os valores de cercas, galpões, currais, plantações, florestas, rios etc.

A ideia do Método Evolutivo é fornecer o valor completo da propriedade.

Não confundir com Método Involutivo, que é outra coisa." 

Fonte: manual de pericias (pro. Rui Juliano)